Endometriose e Gravidez

Home / Endometriose / Endometriose e Gravidez

Endometriose e gravidez, afinal como resolver este problema?

Uma das maiores dúvidas que escuto das meninas é essa: Quem tem endometriose pode engravidar?

A infertilidade acomete de 30 a 40% das mulheres com endometriose, por isso é importante diagnosticar o problema o quanto antes. Mas antes de explicar a endometriose,  vou te explicar o que é o endométrio… Endométrio é um tecido da interna do útero, a espessura dele varia com o ciclo menstrual. E ele é uma das partes mais importantes para a gravidez, é no endométrio que o embrião se fixa após a fecundação, é lá que vai dar inicio a gravidez.

Agora que você já sabe o que é o endométrio, fica mais fácil de entender a endometriose.

 

A endometriose são fragmentos do endométrio fora do útero. Ele fica aderido a outras estruturas como ovários, tuba uterina, bexiga, intestino e outros órgãos. O diagnóstico é um pouco demorado, e muitas vezes a paciente só descobre quando já está num grau elevado.

Quais os principais sintomas?

Os principais sintomas da endometriose são:

  • Dor durante a relação sexual
  • Cólica
  • Menstruação intensa
  • Alteração no hábito intestinal (Diarreia ou prisão de vente)
  • Infertilidade

Mas Bruna, como a endometriose surge?

Ela ocorre por uma falha que ocorre e a menstruação não siga o caminho correto, esse processo é chamado de menstruação retrógrada, o fluxo menstrual percorre as cavidades uterinas em direção à cavidade pélvica. Isso faz com que algumas células se fixem durante esse caminho. Mas não é só isso, esse não é o único motivo, a mulher pode ter alguma alteração imunológica ou alteração endometrial. Ainda existem muitos estudos em relação à causa da endometriose.

Um dos exames que podem ser feitos para o diagnóstico da endometriose é o exame de imagem, principalmente se a suspeita for uma endometriose intestinal profunda.

Em relação a exames laboratoriais o único que pode auxiliar é o Ca-125. O CA-125 pode ser utilizado para diagnóstico de endometriose, câncer de ovário, câncer de útero, entre outros. O exame é realizado a partir de uma amostra de sangue ou liquido da cavidade abdominal. E é quantificada a quantidade da proteína CA-125 no sangue.

O valor de referência normal do CA-125 é de até 35 U/ml. Valores aumentados de CA-125, acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de câncer ou endometriose.

Existe cura para a endometriose?

Sim, existe. Apesar de muitas mulheres acharem que não tem cura por ser uma doença que tem uma grande chance de voltar. Mas uma vez que esses tecidos de endométrio fora do útero são retirados por videolaparoscopia, a mulher está curada. É que provavelmente essa endometriose está associada com fatores imunológicos, e o endométrio dessa mulher tem uma maior facilidade de se implantar fora do útero, com isso a endometriose pode voltar. Mas para que isso não ocorra é importante que após o tratamento, a paciente continue com o acompanhamento do médico e dos remédios prescritos por ele. Com isso as chances de a mulher adquirir novamente a endometriose ficam muito mais baixas.