Planejamento Familiar

No intuito de ajudar os casais em seu Planejamento Familiar, o Programa da Fertilidade também oferece os auxilio nos tratamentos para Reversão de Vasectomia, Laqueadura e Vasectomia.

REVERSÃO DA VASECTOMIA

A cirurgia para reversão de vasectomia pode ser feita com de anestesia local ou sedação.  É realizada uma abertura de cinco centímetros aproximadamente na rafe escrotal, sendo realizada a ligadura dos canais deferentes. A micro-cirurgia tem duração de 2 horas. Após a cirurgia o paciente ficará em repouso na clínica por aproximadamente 1 hora para observação e após esse período será liberado para ir para casa.  Após 03 meses o exame de espermograma será necessário e em torno de 01 ano a normalização da produção e liberação dos espermatozoides poderá ser restabelecida.

LAQUEADURA

Ligadura de Trompas ou Laqueadura é uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. Há dois tipos de laqueadura: abdominal e vaginal.

As ligaduras de trompas abdominais são: a minilaparotomia e a videolaparoscopia.

A minilaparotomia é feita com um pequeno corte acima do púbis. Já a videolaparoscopia é realizada por meio da introdução de uma minicâmera de vídeo no abdômen.

Os tipos de laqueaduras vaginais são: colpotomia e histeroscopia.

Na colpotomia é realizada uma incisão pelo fundo-de-saco posterior da vagina. Essa apresenta um risco maior de infecção. E a histeroscopia, permite acesso às trompas através da cavidade endometrial. Em qualquer tipo escolhido é necessário  internação e o uso de anestesia.

É um método contraceptivo definitivo. Antes de realizar a cirurgia, a mulher deve analisar outras formas de evitar a gravidez, pois a Ligadura de Trompas é uma esterilização e não um método anticoncepcional.

VASECTOMIA

A vasectomia ou deferentectomia é um método contraceptivo através da ligadura dos canais deferentes no homem. É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto e que não é necessário de internação. É uma cirurgia de esterilização voluntária.